Translate

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Poema de Rui Barbosa

Escrito há bastante tempo, mas de uma atualidade impressionante.

SINTO VERGONHA DE MIM

Sinto vergonha de mim
por ter sido educador de parte desse povo,
por ter batalhado sempre pela justiça,
por compactuar com a honestidade,
por primar pela verdade
e por ver este povo já chamado varonil
enveredar pelo caminho da desonra.

Sinto vergonha de mim
por ter feito parte de uma era
que lutou pela democracia,
pela liberdade de ser
e ter que entregar aos meus filhos,
simples e abominavelmente,
a derrota das virtudes pelos vícios,
a ausência da sensatez
no julgamento da verdade,
a negligência com a família,
célula-mater da sociedade,
a demasiada preocupação
com o "eu" feliz a qualquer custo,
buscando a tal "felicidade"
em caminhos eivados de desrespeito
para com o seu próximo.

Tenho vergonha de mim
pela passividade em ouvir,
sem despejar meu verbo,
a tantas desculpas ditadas
pelo orgulho e vaidade,
a tanta falta de humildade
para reconhecer um erro cometido,
a tantos "floreios" para justificar
atos criminosos,
a tanta relutância
em esquecer a antiga posição
de sempre "contestar",
voltar atrás
e mudar o futuro.

Tenho vergonha de mim
pois faço parte de um povo que não reconheço,
enveredando por caminhos
que não quero percorrer...

Tenho vergonha da minha impotência,
da minha falta de garra,
das minhas desilusões
e do meu cansaço.

Não tenho para onde ir
pois amo este meu chão,
vibro ao ouvir meu Hino
e jamais usei a minha Bandeira
para enxugar o meu suor
ou enrolar meu corpo
na pecaminosa manifestação de nacionalidade.

Ao lado da vergonha de mim,
tenho tanta pena de ti,
povo brasileiro!


"De tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto ver agigantarem-se os poderes
nas mãos dos maus,
o homem chega a desanimar da virtude,
a rir-se da honra,
a ter vergonha de ser honesto".

15 comentários:

Anônimo disse...

Por incrível que pareça o tempo passa mas muitas atitudes permanecem.....que pena, isso nos desanima....

Anônimo disse...

É verdade....o tempo passa e o poema de Rui Barbosa continua vivo...Como pode?? Que país e esse...Tudo aqui acaba em samba no país da corda bamba....Brasil qual é o seu negócio o nome do seu sócio confia em mim seu filho seu Brasileiro....

Ronaldo Machado Rio de Janeiro / Brasil

Anônimo disse...

Assim como Rui Barbosa, "tenho vergonha..."
O tempo passa e nada muda no nosso país....
Qto tempo temos que esperar para que as coisas mudem???

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Queria tanto esse poema de Rui Barbosa e por fim o encontrei no seu Blog. Muito obrigada! Irene

rosa maria disse...

assim como rui barbosa, tenho vergnha

rosa maria disse...

mas mesmo assim amo meu chão,
brasileiro...sou muito patriota

Anônimo disse...

Pois é, pensei que só eu estava desanimada com este país, mas vejo
que, mtos estão comigo!
Já não me sinto tão só!

Unknown disse...

69Todos aqueles que aqui concordaram com Rui Barbosa estão errados, enganam-se quem diz que nada mudou, mudou e muito. Os políticos hoje são muito mais safados, mais corruptos, mais caras-de-pau e, o cidadão, o eleitor está muito mais besta, mais idiota e mais safado, tanto quanto os políticos.

Unknown disse...

tenho vergonha de ser como sou.

no meu trabalho chego cedo, respeito o meu chefe, respeito os meus colegas de trabalho, cumpro com minhas obrigações da melhor forma possivel por isso sou motivo de chacota, por essas e outras rasões, TENHO VERGONHA DE MIM.

Anônimo disse...

Desde os tempos mais remotos, ouvimos tudo isto, e nós como eles nós calamos,é hora de fazermos a nossa parte porque,"Não tenho para onde ir
pois amo este meu chão,
vibro ao ouvir meu Hino
e jamais usei a minha Bandeira
para enxugar o meu suor
ou enrolar meu corpo
na pecaminosa manifestação de nacionalidade.

Ao lado da vergonha de mim,
tenho tanta pena de ti,
povo brasileiro!" que como eu fica há espera do futuro que nunca vem... E como eles fazem o que convém, nós nus escondemos detráz da nossa covardia...

Anônimo disse...

Marcelo Medeiros
Mesmo sabendo de tudo isso continuo fazendo minha parte pois sei que no fim quando estiver de frente com meu julgador não será conveniente dizer que não continuei em meu proposito por que todos os outros não fizeram o mesmos ou pior que aqueles que ajudei não reconheceram minha ajuda!

Anônimo disse...

Rui Barbosa foi um bom escritor e esse poema dele é incrivel

Anônimo disse...

o poema me ajudou muito no meu trabalho ,espero usa-lo mais vezes,a propósito gostei muito do Blog ... Nathalia

ANTONIO CARLOS disse...

Completei havia poucos meses 63 anos e nunca tive vergonha de ser honesto; porém, sinto vergonha de ter sido omisso em relação aos maus. Prometo que a partir dessa data não serei mais complacente ou omisso com os maus e se tiver oportunidade irei desmacará-los publicamente. ANTONIO CARLOS CANTONI.